Lâmpadas economizadoras de energia: Os tubos fluorescentes, as lâmpadas economizadoras de energia e as luzes LED, bem como os componentes que contêm, são considerados “lixo eletrônico” quando são descartados. E-waste significa sucata elétrica e eletrônica - ou seja, todos os resíduos que possuem um plugue ou, no caso de lâmpadas, um soquete. O lixo eletrônico deve ser coletado e processado separadamente. O lixo eletrônico quase sempre contém substâncias (fortemente) prejudiciais ao meio ambiente. Por exemplo, tubos fluorescentes e lâmpadas economizadoras de energia contêm uma pequena quantidade de pó de mercúrio, que é muito prejudicial ao meio ambiente. Um argumento adicional foi adicionado nos últimos anos: o lixo eletrônico geralmente também contém muitas substâncias que podem ser facilmente recicladas e reutilizadas. Por exemplo, mais de 90% de uma lâmpada economizadora de energia comum pode ser reutilizada após a reciclagem.
Fabricantes e importadores responsáveis
Na UE, os fabricantes e importadores são responsáveis pela recolha e tratamento. Ou seja, quem coloca no mercado uma lâmpada ou aparelho elétrico fica automaticamente obrigado a recolhê-lo e processá-lo. Todos os fabricantes e importadores que operam na Portugal devem aderir a uma organização ambiental reconhecida para a gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos para residências.
A Engels é um dos fornecedores de Entitada Gestora Electrão (antiga AMB3E) para todos os tipos de recipientes de coleta de REEE. Você pode encontrar esses colecionáveis em escolas, varejistas e outros espaços públicos.
A Engels fornece há anos contentores de armazenamento e transporte, bem como caixas-paletes de grande volume para a recolha de lâmpadas economizadoras, baterias, baterias recarregáveis e pequenos resíduos químicos a empresas de reciclagem, colectores e municípios.
Recolha lâmpadas usadas em toda a europa
A Engels trabalha com coletores de toda a Europa de acordo com a filosofia "cradle to cradle". Fornecemos diferentes tipos de contentores dobráveis em França e em Portugal para a recolha de lâmpadas fluorescentes e lâmpadas comuns. Os tubos de néon podem ser colocados num recipiente com paredes flexíveis, uma vez que os longos tubos fluorescentes exercem uma pressão igualmente distribuída contra as paredes.
Na França, a Engels fornece à empresa Recylum contêineres de armazenamento e transporte e caixas-paletes para coletar tubos de néon usados e lâmpadas economizadoras de energia para toda a França. Ambos os tipos de iluminação requerem seu próprio design; Os tubos de néon podem ser transportados em um recipiente macio, uma vez que os tubos fluorescentes longos exercem pressão igual na parede. No entanto, as lâmpadas pressionam muito mais difusamente contra as paredes externas e, portanto, exigem um recipiente com paredes mais fortes.